SETEMBRO
Adaptação:
Começámos mais um ano lectivo, para uns foi um retomar das actividades para outros uma novidade.
Iniciamos no dia 12 com as crianças que frequentam pela primeira vez, convidámos as mães a ficarem e a participarem nas actividades.
Distribui um documento que elaborei para ajudar os pais a compreenderem como agir e favorecer uma boa adaptação, na reunião de lançamento do ano.
Mantive contactos informais com os pais, para os tranquilizar e criar uma maior confiança no contexto da Educação Pré-escolar.
O início foi complicado, com bastante choro e agitação.
Entraram cinco crianças novas, quatro com três anos e uma com dois. Todos queriam atenção especial e a presença constante do adulto. Temos que referir que são crianças que passavam a grande maioria do tempo com os avós e sem contacto com outras crianças. Com o passar dos dias tudo se foi resolvendo.
Arranjámos uma estratégia, que foi fazer com que as crianças mais velhas ajudassem á integração das mais novas. No que diz respeito ás regras de convivência, brincadeiras e rotinas, arrumação dos materiais, «de quantos podem…», regras de higiene.
As crianças mais velhas chegaram muito agitadas e pouco cumpridoras, mas mesmo assim foi importante a sua ajuda.
Optei por deixar o grupo conhecer-se e organizar-se. A articulação entre estratégias resultou as regras e rotinas estão a ser assimiladas.
Fomos organizando o ambiente educativo, progressivamente, introduzindo alguns instrumentos de monitorização.
Organização de ambiente educativo:
«O contexto institucional de educação pré-escolar deve organizar-se como um ambiente facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. (...) Esta organização diz respeito às condições de interacção entre os diferentes intervenientes - entre crianças, entre crianças e adultos e entre adultos - e à gestão de recursos humanos e materiais. (...) Por todas estas razões se considera que a organização do ambiente educativo constitui o suporte do
trabalho curricular do educador». ME (1997): Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
No nosso projecto curricular já expusemos a forma como organizamos o nosso ambiente educativo e como funcionamos.
Quanto á organização do grupo:
· Identificámos os cabides com um desenho escolhido por cada criança e o seu nome impresso;
«O contexto institucional de educação pré-escolar deve organizar-se como um ambiente facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. (...) Esta organização diz respeito às condições de interacção entre os diferentes intervenientes - entre crianças, entre crianças e adultos e entre adultos - e à gestão de recursos humanos e materiais. (...) Por todas estas razões se considera que a organização do ambiente educativo constitui o suporte do
trabalho curricular do educador». ME (1997): Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
No nosso projecto curricular já expusemos a forma como organizamos o nosso ambiente educativo e como funcionamos.
Quanto á organização do grupo:
· Identificámos os cabides com um desenho escolhido por cada criança e o seu nome impresso;
· Elaborámos o placar dos aniversários com fotografias identificando a estação do ano em que cada um faz anos;
· Organizámos e identificámos com a respectiva fotografia os dossiês dos trabalhos e o portefólio;
· O quadro das regras da sala ficou o do ano passado;
· Organizámos os placares;
· Elaborámos o quadro das presenças.
Estes instrumentos têm um papel facilitador na organização/responsabilização/tomada de consciência da pertença a um grupo.
As presenças são estruturadas num quadro de dupla entrada, onde as crianças que sabem registam o seu nome e as outras o seu símbolo.
A organização do espaço será trabalhada ao longo do ano, caso se verifique que é necessário alguma alteração, de momento está igual ao final do ano transacto. São espaços abertos, que permitem uma boa visibilidade de qualquer ângulo, á excepção da casinha que tem que ser mais delimitada, para que o grupo não se disperse.
As áreas existentes neste momento são: pintura e modelagem, plástica (+ polivalente), garagem, loja, casinha, computador e histórias e conversas.
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