Às minhas crianças!



"Disseram-te: Tu és isto e aquilo!
Eu digo-te: Tu és como és.
Tu és aquilo que quiseres ser!

Disseram-te: As coisas são o que são!
Eu digo-te: As coisas são o que tu quiseres.
Transforma. Constroí!

Disseram-te: Faz como os outros fazem!
Eu digo-te: Diferencia-te.
Muda a tua fraqueza em força. Sê livre!"

02/02/2009

NÓS E O COMPUTADOR!!!!!!!!!!








No ano passado já as crianças de 4 e 5 anos trabalhavam no computador, fazendo jogos didácticos e desenhos.
Este ano, temos também duas crianças de 3 anos bastante interessadas no computador.
Trouxe um jogo novo ao qual as crianças aderiram com muito entusiasmo.
No ano passado exploraram o “Hospital das Brincadeiras 1”, este ano consegui comprar (como material próprio) o “Hospital das Brincadeiras 2”. Tem um grau de dificuldade maior, mas todos gostaram de o explorar.


Este software aborda os seguintes temas: os cinco sentidos, alimentação saudável, higiene, a saúde do corpo, educação ambiental, a amizade, respeito pela diferença, profissões da saúde e como funciona um hospital.
Promove o desenvolvimento de diversas competências como: memória, resolução de problemas, pesquisa. Trabalha também as formas os números e operações.
As crianças que conseguiram acabar o seu jogo, receberam um passaporte da saúde, que imprimimos e colocámos a enfeitar a sala.

Tenho pena que o pré-escolar não tenha acesso a computadores e Internet, fazem-se tantas exigências aos educadores para explorarem novas técnicas de trabalho esquecendo-se que não têm condições para o fazerem. Investimos muito do nosso tempo e dinheiro para podermos proporcionar, instrumentos de trabalho diferentes ás nossas crianças.
O meu Jardim só tem computador porque a Câmara Municipal concorreu a um programa de apetrechamento da União Europeia. Tinteiros não há se não fossem as nossas iniciativas juntos dos pais, não poderíamos imprimir nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário