Às minhas crianças!



"Disseram-te: Tu és isto e aquilo!
Eu digo-te: Tu és como és.
Tu és aquilo que quiseres ser!

Disseram-te: As coisas são o que são!
Eu digo-te: As coisas são o que tu quiseres.
Transforma. Constroí!

Disseram-te: Faz como os outros fazem!
Eu digo-te: Diferencia-te.
Muda a tua fraqueza em força. Sê livre!"

04/01/2009

O Peixinho Arco-Íris









A história original, foi lida por mim várias vezes e manuseada por todas as crianças sempre que o desejaram.
As crianças gostaram muito da história, por isso partimos para um trabalho transversal a todas as áreas trabalhadas no Jardim de Infância.
Planificámos as actividades e o trabalho foi sendo desenvolvido.





1ª Actividade:“Cartinha dos Sentimentos”








Quando abordámos a temática dos sentimentos, que era tratada na história, depois de muitas conversas, sobre os personagens e as nossas vivências, elaborei a “Cartinha dos sentimentos”.
Cada criança do grupo participou com as suas opiniões.



Elaborámos as seguintes cartinhas: Ser Feliz É... , Ser Egoista É..., Ser amigo É..., Estar triste É...



Desta forma explorámos os sentimentos pessoais.



2ª Actividade:“Elaboração do nosso Livro”

Propus ao grupo recontar a história do peixinho Arco-Íris. As crianças foram expondo as suas ideias e surgiu uma história de grupo.
A proposta seguinte foi a de cada um desenhar as personagens do livro. No fim deste trabalho plástico, em grupo, escolheram-se as seguintes:
Peixinho Arco-Íris, Caracol, Caranguejo, Estrela do mar, Peixinho amarelo, Peixinho Azul, Peixinho Laranja e Polvo.
Com a ajuda das crianças mais velhas fotocopiaram-se as personagens recortaram-se…

… pintaram-se as folhas do livro (fundos)…



Eu escrevi o texto de forma a conseguirem-se fazer as ilustrações correctas.
Lia o que estava escrito em cada página e decidíamos em grupo que ilustração fazer.
Foi muito interessante, porque as crianças chegaram á conclusão de que as personagens estavam desenhadas muito grandes e não cabiam nas páginas.
Pusemos mãos à obra e reduzimos as imagens no computador.
Também não sabíamos quantos elementos seriam necessários. Então página a página, fomos contabilizando os necessários.




Uns recortavam, outros colavam.
Foi um trabalho muito interessante de organização espontânea do grupo.
O resultado encantou-nos a todos.
Esta é a capa do livro que elaborámos…





O livro ficou muito bonito, mas ainda tenho que aprender como o colocar no blog, se algum dos pais souber agradeço a ajuda.


3ª Actividade:“Jogo das Escaminhas”





Para explorar a noção de número/quantidade e a contagem de elementos, elaborei este jogo.
As regras são: - 2 jogadores que têm um peixinho cada um;
- Atiram o dado e podem tirar ao Peixinho Arco-Íris tantas escaminhas, quantas bolinhas estiverem no dado;
- Se calhar o peixinho desenhado no dado não podem tirar nenhuma escaminha;
- Quem completar o seu peixe (seis espaços de colagem) seis escaminhas primeiro, ganha o jogo.








Actividade: Canção



CANÇÃO DO PEIXINHO ARCO-ÍRIS



O Peixinho Arco-Íris
Vai nadando de mansinho.

Ele salta e dá uma volta
E continua o seu caminho.

O Peixinho Arco-Íris
Que sabe nadar

As suas escaminhas
Decidiu partilhar.

Agora está no mar
Feliz a brincar.

Com todos os amigos
Que conseguiu conquistar!






Avaliando:

Este trabalho apesar de se ter prolongado no tempo, foi bem aceite pelo grupo.
A história trabalhada foi do agrado de todos.
As fichas de iniciação à escrita e matemática foram desenvolvidas só pelas crianças de 5 anos, os objectivos propostos foram atingidos.
A “Cartinha dos Sentimentos” foi o trabalho mais difícil de desenvolver. Pois exprimir os sentimentos em palavras é bastante difícil, principalmente na faixa etária dos 3 aos 4 anos. No entanto através de conversas e troca de experiências pessoais, foi possível acabar o trabalho e atingir os objectivos traçados.
A elaboração do livro foi uma aventura que levou o grupo a demonstrar capacidade de se auto-organizar. Foi muito gratificante observar e participar no entusiasmo que cada criança dedicou a esta tarefa.
Para além do planeado, explorámos várias áreas e conceitos:
Formação Pessoal e Social – organização (distribuição de tarefas), empenhamento (cada criança realizou o que lhe foi pedido);
Matemática – tamanho, número, quantidade, lateralidade e forma;
Expressões – cor, recorte, colagem, pintura, desenho, orientação espacial, noção estética e uso do computador.
O “Jogo das Escaminhas” foi praticamente todo elaborado por mim. Com a intenção de a partir do lúdico e apoiando-me na temática da história, explorar a noção de número (contagens, associações e raciocínio lógico).
As crianças observaram, passo a passo, a construção dos materiais e pintaram as escamas brilhantes.
Quando tiveram a oportunidade de jogar, pude observar, que todas as noções trabalhadas tinham sido assimiladas.
Tive que construir em duplicado todos os materiais, pois seria um desgosto para o grupo não poder continuar a usá-los. Foi cansativo mas compensador.
O livro vai rodar pelas casas das crianças, para que as famílias possam participar na leitura da história e compreender todas as actividades desenvolvidas.
Valeu a pena… pelos conceitos trabalhados, mas principalmente pelo prazer que nos deu.

Elaborei dois powerpoints, um da história e outro da canção, mas ainda não percebi como colocá-los no blog. Quando aprender coloco-os.

Sem comentários:

Enviar um comentário